Histórico

1994 – O Grupo Alubar chega ao Brasil, depois de mais de 30 anos de experiência na América Latina e Europa.

1998 – Inicia a operação da primeira empresa do Grupo Alubar, a Alubar Metais S.A., produzindo vergalhões de liga de alumínio para fins elétricos e siderúrgicos, em Barcarena, no Estado do Pará.

1999 – A Alubar Metais S.A.  recebe a certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), garantindo a conformidade de seu sistema de gerenciamento da qualidade para produção de vergalhão de liga de alumínio.

2000 – O Grupo Alubar inaugura sua planta fabril de produção de condutores elétricos de alumínio, a Alubar Cabos S.A.

2002 – A Alubar Metais S.A. inicia a produção de ligas de alumínio Serie 6000.

2005 – O Grupo Alubar amplia sua atuação no segmento de energia e inaugura a Alubar Energia S.A. para consolidar sua área de negócio em soluções para transmissão e distribuição de energia elétrica, com escritórios em Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE).

2005 – A Alubar Cabos S.A. incorpora no seu processo de produção a linha de Cabos Isolados (XLPE-PE)

2006 – Instalação de novas linhas de trefilado e encordoamento na Alubar Cabos S.A.   incrementando capacidade de produção.

2007 – Inicia a operação comercial da LT SE Cuiabá – SE Rondonópolis, empreendimento para serviço público de transmissão de energia elétrica, a traves da concessionária Amazônia Eletronorte Transmissora de Energia S/A (AETE S/A) onde Alubar Energia S.A. participa na sociedade com Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.- Eletronorte.

2008/2009 – Entra em operação novo equipamento para incrementar a capacidade de Cabos Isolados e novas máquinas de trefilação e encordoamento na Alubar Cabos S.A.

2010 – A Alubar Metais S.A. e a Alubar Cabos S.A. recebem da ABS Quality Evaluations a certificação ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

2011 – As duas empresas do Grupo Alubar (Alubar Metais S.A. e Alubar Cabos S.A.) se unificam e é criada a Alubar Metais e Cabos S.A. para adequar o Grupo Alubar ao dinamismo e evolução do mercado de energia.

2011 – Entra em operação a Usina Eólica Mangue Seco 1 S.A., onde Alubar Energia S.A. participa em sociedade com Petrobras S.A.

2011 – Início da operação da filial da Alubar Energia S.A. no Peru, em busca de negócios e oportunidades nas áreas de obras e energia.

2011 – A Alubar Metais e Cabos S.A. amplia capacidade de Cabos Isolados.

2012 – Assinatura do contrato de compra e venda de energia do Projeto Eólico Molino de Rosas S.A no Uruguai, com potência de 50 MW.

2012 - Início de operação da filial da Alubar Energia S.A. no Uruguai.

2013 – Entra em operação a segunda linha de laminação da Alubar Metais e Cabos S.A., incrementando a produção de vergalhões de ligas de alumínio.

2013 – Início dos estudos e inversão na fabricação de cabos de cobre.

2014 – Montagem do Projeto Cobre e Catenária para produção de cabos de cobre de baixa e média tensão.