Projeto Japiim

Inserção social e consciência de cidadania são algumas das práticas adotadas no Projeto Japiim, desenvolvido pelo Grupo Alubar junto às mães de crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Barcarena.

Há sete anos, o projeto se transformou numa fonte de renda para essas mulheres, que recebem oficinas de corte e costura, materiais e infra-estrutura para produzir uniformes das áreas operacional e administrativa do Grupo Alubar e terceirizadas da empresa. O valor arrecadado é revertido de forma igualitária entre as participantes.

O Projeto Japiim iniciou atividades no dia 16 de Agosto de 2006, após uma minuciosa pesquisa feita pelo setor de Relacionamento Comunitário do Grupo Alubar. As mães que integram o projeto recebem aulas de corte e costura, orientadas por pessoas da própria comunidade, e a Alubar promove treinamento profissional.

Em 2012, pela primeira vez, o Projeto Japiim promoveu cursos de corte e costura para donas de casa de forma itinerante nas comunidades da região de Barcarena. O objetivo da iniciativa foi ampliar o número de participantes e ajudar a melhorar a qualidade de vida de famílias carentes.

Esta expansão do Projeto Japiim atendeu, em parceria com a Pastoral da Criança, as comunidades Pioneiro, Laranjal, São Francisco, Beira Rio, Novo Paraíso, São Cristovão, Novo Horizonte, Vila Nova de Itupanema e Santa Rita. Em 2013 o projeto continuará a sua ampliação promovendo cursos para mães interessadas em aprender o ofício.

Premiação

Em 2007 o Projeto Japiim recebeu a premiação Top Social da ADVB – Pará (Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil) e em 2009 o projeto foi o primeiro colocado no Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia”, promovido pela ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), em São Paulo.

O Projeto Japiim foi convidado pela organização do CONARH (Congresso Nacional de Recursos Humanos) para apresentar a trajetória do projeto no estande do Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia” e na Arena Social, onde as empresas premiadas puderam dividir com os participantes do evento a experiência de suas ações.

empresa social Prmio Ser Humano 2009 Oswaldo Checchia