Projeto Japiim


Ao mesmo tempo em que contribui para a geração de emprego e renda no Pará, a Alubar desenvolve ações pautadas na responsabilidade social, beneficiando moradores na comunidade onde atua. Entre as iniciativas que tem feito a diferença na vida dos comunitários está o projeto Japiim.

A iniciativa que começou em 2006, beneficia mulheres no ofício de costura. Elas produzem os uniformes dos colaboradores da Alubar. Em 2017, a produção do Japiim surpreendeu: foram produzidas mais de 5 mil peças compradas pela Alubar, o que gerou renda extra para o sustento das famílias.

A sede do projeto está localizada na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barcarena, onde são atendidas 30 mães, e também possui uma extensão na Ilha Arapiranga, que beneficia mais 20 mulheres.

Numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Alubar oferece às costureiras cursos de capacitação. Além dos treinamentos, as mães participam de palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Japiim é reconhecido pelas oportunidades de integração, incentivo à geração de renda e valorização profissional, tendo como premiações o Ser Humano Oswaldo Checcia, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e Top Social, conferido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas (ADVB/PA).