Ética e Compliance


O Grupo Alubar sempre conduziu os negócios com integridade e transparência. Desta forma, os colaboradores da empresa sempre tiveram ciência sobre a responsabilidade em desenvolver as atividades através de condutas éticas. Para reforçar este compromisso, a Alubar conta com o “Programa de Compliance”, também conhecido como Programa de Integridade.

A iniciativa tem como finalidade apresentar os pilares que sustentam nossas atividades em elevados padrões éticos, reforçando sempre que o cumprimento das leis e regulamentos internos são itens essenciais para a manutenção e sustentabilidade do negócio. Esses pilares foram construídos em linha com as melhores práticas de mercado (nacionais e internacionais), seguindo recomendações do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), e atendendo principalmente aos requisitos da Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção).

São eles:

  • Suporte da Alta Administração
  • Avaliação de Riscos
  • Políticas de Compliance
  • Controles Internos
  • Treinamento e Comunicação
  • Canais de Comunicação
  • Investigações Internas
  • Due Diligence
  • Monitoramento e Auditoria

A área de Compliance do Grupo Alubar se dedica exclusivamente à manutenção e aprimoramento do Programa de Integridade. Este possui o suporte da Alta Administração para cumprir suas atividades com os recursos e independência necessários. Para tomar as melhores decisões para a empresa nas questões ligadas à ética, o setor é assessorado por um Comitê de Ética, composto multidisciplinarmente por membros do Conselho de Administração, Comitê de Auditoria, Diretorias Executivas e Gerências Estratégicas.