Perguntas e Respostas


1. O que é Compliance?

A palavra Compliance origina-se do verbo “To Comply” que significa cumprir, agir de acordo ou estar em conformidade. No caso de Compliance nas empresas, significa estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos aplicáveis aos colaboradores e terceiros que interajam com a organização.

A Alubar tem um setor de Compliance que é o responsável por estabelecer junto à Alta Administração um conjunto de medidas de integridade (valores, regras, procedimentos), com objetivo de evitar, detectar e interromper a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção na empresa. Este conjunto de medidas de integridade é chamado de Programa de Compliance.


2. O que fazer se eu identificar algum ato que descumpra o Código de Conduta Ética, as Políticas de Compliance ou qualquer outra situação irregular relacionada ao tema?

Se você for colaborador do Grupo Alubar fale com seu gestor imediato, caso seja um terceiro procure seu gestor de contrato. Você também poderá falar com a área de Compliance através do telefone (91) 3322-7212 ou pelo e-mail compliance.alubar@alubat.net.

Porém, caso você não se sinta à vontade em falar com o seu gestor ou com a área de Compliance, faça um relato no Canal de Ética, onde não há a necessidade de se identificar.


3. Quais são as formas de fazer um relato no Canal de Ética?

Você poderá fazer o relato por:

Telefone: 0800 721 1288
E-mail: canaldeetica@deloitte.com
Site: www.ethicsdeloitte.com.br/alubar

4. Quem receberá o relato feito no Canal de Ética?

O Canal de Ética é operado por uma empresa externa que recebe o relato e o encaminha ao Comitê de Ética, que é formado por gestores do Grupo Alubar com conhecimento multidisciplinar, responsáveis por avaliar os relatos e propor a interrupção e solução das irregularidades.

Atualmente o Canal de Ética é operado pela Deloitte, uma empresa global independente e com elevados padrões de integridade.


5. Qual é a formação do Comitê de Ética?

O Comitê de Ética do Grupo Alubar é um orgão independente, de caráter consultivo e permanente, composto por 7 (sete) membros, a seguir especificados:

Representante do Conselho de Administração
Representante do Comitê de Auditoria
Diretoria Executiva - Alubar Metais e Cabos
Diretoria Executiva - Alubar Energia
Representante da área de Compliance
Representante da área Jurídica
Representante da área de Recursos Humanos

6. Como tenho certeza que não serei identificado?

O Canal de Ética não é operado por colaboradores do Grupo Alubar. A operação é realizada externamente por uma empresa independente que garante o anonimato e confidencialidade das informações.

Você só será identificado se for da sua vontade, neste caso você deverá se manifestar de forma clara que deseja se que seu nome seja citado


7. Como poderei acompanhar o relato que fiz?

Ao fazer um relato você receberá um protocolo e senha para acompanhamento pelo site ou telefone.


8. Posso ser prejudicado por fazer um relato no Canal de Ética?

O Grupo Alubar garante que não haverá retaliação ao manifestante pela utilização de boa-fé do Canal de Ética, ou seja, nenhum funcionário ou terceiro será exposto ou punido (pelos seus colegas, gestores, comitê de ética ou funcionários que representem o Grupo Alubar) por utilizar esta ferramenta ou participar de processos de investigação decorrentes dos relatos.

Qualquer colaborador ou terceiro que produza falsas denúncias, de forma intencional, utilize o Canal para fins de benefício pessoal ou que prejudique outra pessoa (funcionário ou não do Grupo Alubar) estará agindo de má-fé, caracterizando uma falta grave. Desta forma, não será protegido por esta política, ficando então sujeito a medidas disciplinares.


9. Devo relatar até mesmo situações que não me afetem diretamente?

Mesmo se você não for diretamente afetado pela situação que descumpra o Código de Ética e/ou as Políticas de Compliance, você não pode ignorá-la. Você deve relatar para contribuir na manutenção e construção de um ambiente mais ético.