Transparência


Relatório Anual

Com planejamento sólido e diversos investimentos, 2019 trouxe bons frutos para a Alubar Metais e Cabos. Esta edição do Relatório Gerencial apresenta os principais destaques da empresa aos seus diversos públicos de relacionamento, incluindo os resultados financeiros e as ações desenvolvidas nas áreas de gestão de pessoas, meio ambiente, produção, relacionamento com clientes, fornecedores, gestão de riscos, compliance, comunicação, tecnologia e projetos sociais.

No polo industrial de Barcarena, município localizado no nordeste paraense, a unidade mais antiga da Alubar contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e socioambiental do estado, sendo pioneira na transformação do alumínio em produto acabado na região. No Pará, a Alubar gera cerca de 1.300 empregos, entre diretos e indiretos.

O ano de 2019 foi marcado por dois grandes acontecimentos: a solidificação após a grande expansão fabril em 2018 e o início da conquista de novos mercados pela Alubar – inclusive fora de seu país de origem. Além de lançar novos produtos e bater recordes de produção na fábrica em Barcarena, a empresa adquiriu novas unidades em Bécancour, no Canadá, e em Montenegro, no sul do Brasil.

A receita líquida da Alubar foi 65% maior em relação a 2018. Os resultados alcançados em 2019 demonstram o comprometimento da empresa com a excelência em suas operações, cada vez mais focadas no cliente e totalmente alinhadas às normas de segurança, qualidade, legislação, ética e responsabilidade socioambiental. A Alubar produziu mais de 100 mil toneladas de cabos elétricos. Agora, o desafio será manter o ritmo de crescimento nos mercados de alumínio e cobre no Brasil e conquistar clientes em outros países do continente americano.

Além disso, a empresa se manteve atualizada nas certificações NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015, aprimorou a Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente e de Saúde e Segurança do Trabalho, e solidificou o mix de produtos com novas soluções em cabos elétricos de alumínio.

Confira aqui o resultado deste trabalho realizado em 2019 e conheça um pouco mais sobre nossa atuação no mercado de energia.

Boa leitura!



Confira os relatórios anuais


Contratos com o setor público

A Alubar acredita que a transparência é uma das principais ferramentas de combate à corrupção, por isso divulga os seus contratos comerciais celebrados com o setor público.


Doações Covid-19

A Alubar realiza doações filantrópicas regularmente, mas não realiza divulgação sobre elas porque, além de não serem utilizadas para dedução de impostos, não temos a intenção de tornar pública estas ações. Acreditamos que elas são retribuições que, como empresa, devemos realizar para a sociedade.

Contudo, entendendo a peculiaridade do momento vivido por todos nós, por ocasião da pandemia do COVID-19, optamos por divulgar as ações específicas voltadas para o auxílio e combate dos danos causados pela pandemia. E, principalmente, por sabermos que o nosso apoio, nesse momento de maior vulnerabilidade econômica e de emergência na área da saúde, faz parte da função social da nossa empresa.

Entendemos ainda que, por tratar-se de um período de maior volume de doações pelas empresas, ser transparente, além de corroborar com a ética, gera incentivo a esta corrente do bem.